O que é Reiki, como funciona, características e benefícios

O QUE É E COMO FUNCIONA

 

É uma técnica curativa milenar que é aplicada através da imposição das mãos. Reiki é uma palavra genérica japonesa utilizada para descrever qualquer tipo de trabalho de cura que utiliza a energia ou a força vital. Não é um nome exclusivo do Sistema Usui de cura natural, porém é comum chamá-lo assim no ocidente.
 

Para entender o Reiki precisamos entender que todo ser vivo é composto por vários níveis de energia, e o equilíbrio e a harmonia desta energia é que gera a vida e a saúde.
 

Usui criou o “Sistema Usui de Cura Natural” preocupado em criar um sistema de harmonização e cura simples por meio da imposição das mãos, que sem exercícios complicados ou longos treinamentos pudesse recuperar, harmonizar e estimular a cura dos seres vivos. A energia oriunda desse processo é composto de duas partes, sendo:

 

REI

Pela definição mais aceita significa “Universal”. Representa a inteligência Divina manifesta, a sabedoria que vem de Deus* ou do Cosmos. Representa Deus* Universo, Essência Divina, Sabedoria Universal e a Fonte Primeira. É responsável por gerenciar o fluxo da energia Ki em todos os seres, fazendo-os retornar aos moldes originais quando necessário. 

*Deus:  Deus/Deusa, o Criador, Aquele que é, a Chama, o Buda, Cristo, Brahma, a Ordem Natural, o Todo, Tupã, a Energia e etc... Cada civilização e cada cultura em   seu tempo e costume conheceu ou conhece por um nome diferente.

KI

Os japoneses chamam essa energia de KI, os chineses de Ch’i, Pitágoras de Fogo Central, Hipócrates de Fogo Interior, Mesmer de Magnetismo, os hindus de Prana, Reich de Orgônio, na antiga União Soviética era chamada de Energia Bioplasmática, os Judeus de Nefesh, os alquimistas de Fluido da vida e tantas outras definições. Representa a força vital e está presente em todos os seres vivos. É a força da vida, e todos os seres tem originalmente a matriz correta do fluxo da energia Ki.

 

Como temos livre arbítrio, o universo permite que nos afastemos dessa harmonia através de bloqueios oriundos de comportamentos, emoções e crenças danosas. Contudo, o mesmo universo dá a oportunidade de obtermos novamente esse equilíbrio que gera felicidade, saúde e prosperidade por meio da mudança interior.

Quando essas duas energias se encontram (energia cósmica + energia individual), forma-se o REIKI - por isso o processo de iniciação é fundamental para a formação do novo Reikiano. Quando acontece a iniciação, forma-se o REIKI e o indivíduo torna-se um canal para o fluir da energia cósmica.

Essa energia, que é uma energia inteligente, flui para onde é necessário, quer seja no local, no momento, a distância e até mesmo no passado ou no futuro. A aplicação do Reiki nada mais é do que a captação e a utilização da energia cósmica que traz de volta o estado pleno de saúde, harmonia e felicidade como um instrumento de transformação e realização.

Reiki é uma técnica terapêutica através da qual transmitimos uma energia de amor incondicional (REI) a um receptor com o objetivo de harmonizar a energia vital deste (KI).

CARACTERÍSTICAS

Algumas características tornam o Reiki uma técnica única, como:

 

  • Disponibilidade: Está disponível a todos que queiram utilizá-lo;
     

  • Simplicidade: Sua técnica é simples como são todas as coisas verdadeiras e cada um de seus níveis pode ser passado apenas em algumas horas;
     

  • Durabilidade: Basta uma iniciação ou sintonização e será Reikiano pelo resto de sua vida;
     

  • Universalidade e Atemporalidade: Pode ser aplicado no local ou a distância, no passado ou no futuro, possibilitando a atuação direta do reikiano no planeta, no país, sem fronteiras, indo para onde e para a época em que for enviado;
     

  • Energização: O Reiki não desgasta energeticamente o praticamente, pois se utiliza da energia cósmica - REI e não da individual KI. Portanto, quanto mais o Reiki é aplicado, mais energizado ficará o Reikiano.
     

  • Independe de estado físico, mental, emocional ou espiritual do praticante para agir. OBS: Enquanto terapeuta concordo em partes com essa teoria e com a teoria acima referente a "energização", pois além a energia “Reiki”, estamos em outras trocas energéticas o tempo inteiro. Portanto, tenha precaução com essa teoria.
     

  • O treinamento da técnica não é demorado;
     

  • A energia flui na intensidade e qualidade determinada pelo corpo do receptor;
     

  • Não é manipulativa. O praticamente simplesmente coloca as mãos e a energia flui;
     

  • Não é um sistema religioso, filosófico, com restrições e tabus;
     

  • Sem contra indicações ou efeitos colaterais;
     

  • Compatível com todos os tipos de terapias;
     

  • Atende o homem no seu total - corpo, mente, emoção, espírito e todos os corpos energéticos;
     

  • O praticante é um facilitador do processo de entrada da energia;
     

  • A energia preenche os espaços do ser que necessitar, sem diagnóstico prévio;
     

  • Ativa o sistema imunológico voltando-o para um estado natural de bem estar;
     

  • Prescinde de talismãs, preces, mentalizações ou qualquer objeto para aplicação.
     

BENEFÍCIOS


Nosso padrão vibratório pode diminuir devido às disfunções e desequilíbrios emocionais, mentais e físicos. O Reiki ajuda a revigorá-las, pois ajuda a eliminar os bloqueios e promove o equilíbrio do ser de forma gradual e uniforme. Essa técnica direciona as energias necessárias aos pontos do corpo que mais necessitam de tratamento. Como o Reiki traz à tona a verdade de cada um e uma maior compreensão de seu universo pessoal, eliminam-se conflitos internos e externos. A partir daí, a pessoa reassume o seu bem-estar e a sua ligação de amor consigo mesma, retornando ao seu estado original de equilíbrio, saúde, sucesso, harmonia, paz e felicidade.

Quando nós absorvemos ou retemos energia em forma de emoções negativas, como mágoas, medos, raiva ou inveja, podemos não nos dar conta disso até que essas energias negativas cheguem ao nível físico, causando incômodos, dores, doenças e desequilíbrios. Para interromper esse processo, devemos identificar o porquê atraímos esse tipo de sentimento, para então revertê-lo. A reação natural do corpo físico é neste caso, o de se equilibrar. Esta terapia cuida da pessoa como um todo, atuando nos níveis físico, emocional, mental, e espiritual.

O Reiki funciona porque tudo o que existe no universo é energia. Cada ser humano possui 7 chakras principais, que são centros através dos quais a energia entra e sai do nosso corpo. O desgaste diário, as situações adversas, as contrariedades "pesam" na nossa energia, deixando-a saturada. Quando a nossa energia fica demasiado “pesada”, a doença surge. O que o Reiki faz é renovar a energia, substituindo a energia densa e "doente" pela mais pura e mais limpa energia que existe no Universo. Por isso, a energia da pessoa volta a ser renovada, deixando-a sentir-se bem e em equilíbrio.

Exemplos:

 

  • Alivia/Reduz ansiedade, depressão, cansaço físico e mental, stress, sentimentos de culpa, ressentimentos, raiva, desejo de vingança, dúvidas, medos, dispersão e confusão mental, diminui e anula dores diversas;
     

  • Amplia a capacidade de abrir a consciência, aumentar o poder de observação (ver claramente o passado, presente e futuro), reconhecer e aprender com os erros, usar a intuição, concentração, descanso, sono profundo, boa memória, clareza de pensamento e visão, autodefesa, auto estima, atenção, relaxamento, confiança em si mesmo, aumenta a criatividade, compreensão e produtividade diversa;
     

  • Proporciona paz espiritual, auto cura, limpeza e desintoxicação do corpo físico e emocional, fortalecimento do corpo e da mente, equilíbrio dos chakras, crescimento espiritual e a reposição de energia vital;
     

  • Auxilia na cura de doenças como o câncer, reduzindo os efeitos colaterais e nocivos da quimioterapia;
     

  • Ajuda na recuperação rápida e completa de várias lesões, por exemplo, um atleta que sofreu um estiramento muscular e complemente o tratamento médico com sessões de reiki poderá voltar a jogar mais rapidamente;
     

  • Limpa, clarifica e ordena nosso campo energético, alinhando os chakras e melhorando o fluxo e a distribuição de energia pelo corpo; 
     

  • Melhora nossa circulação sanguínea, conseguindo inclusive curar pequenas hemorragias;
     

  • Atua na desintoxicação de órgãos importantes ao bom funcionamento do corpo humano como rins, fígado, bexiga e intestinos; 
     

  • Pode ser canalizado e direcionado para a purificação de ambientes, removendo as más energias através dos símbolos do Reiki;
     

  • Equilibra energeticamente os chacras, bem como remove bloqueios dos canais de circulação de energia.


Estes foram apenas alguns dos exemplos, pois a lista de benefícios que o reiki proporciona na vida e na saúde das pessoas é extensa. Porém, é importantíssimo deixar claro que o reiki deve sempre atuar como uma terapia complementar, auxiliando os tratamentos médicos convencionais (o Reiki acelera todos os processos de regeneração e desintoxicação celular), mas nunca os substituindo.

 

 



 

R. Maria Júlia Ramos e Souza, 98 Capoeiras 

Florianópolis-SC

R. Joaquim Carlos Fonseca, 606  Santa Mônica 

Uberlândia-MG

 (48) 99809-0732

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

Atendimento Presencial  e Online para todo Brasil e exterior