O QUE SIGNIFICA TOMAR PAI E MÃE? COMO FAZER ISSO E O QUE ACONTECE SE EU NÃO TOMAR?


Na visão sistêmica das Constelações Familiares, tomar pai e mãe significa que precisamos ser gratos a este homem e a esta mulher pelo simples fato deles terem nos dado a vida. Porque a vida só chegou até nós porque eles nos disseram SIM.


Só que essa gratidão apenas acontece de forma verdadeira quando honramos e sentimos no nosso coração que eles são os pais certos para nós exatamente assim como puderam e como conseguiram ser.


Tudo que eles fizeram e do jeito que fizeram foi o certo, o essencial e o suficiente para nós e por isso estamos aqui hoje.


Por isso que o termo aqui não é aceitar pai e mãe e sim "Tomar" pai e mãe. Quando "tomo", eu tomo exatamente assim como são, aceitando e concordando com tudo que foi, assim como foi.


Nós somos a fusão desse homem e dessa mulher, somos compostos 50% pelo nosso pai e 50% pela nossa mãe. Por isso que quando dizemos SIM aos nossos pais, a esse fluxo de amor que nos chegou através deles, na verdade estamos dizendo SIM a nossa própria Vida.


E quando nos preenchemos de pai e mãe através desse sim, nós realmente conseguimos tomar nossos pais, e com isso nos preenchemos de vida, de vontade de viver, de felicidade, de saúde, de prosperidade, de relacionamentos saudáveis e nos sentimos completos com nós mesmos, pois, só assim temos força para cuidar do nosso próprio destino.


Sabe porque é tão difícil tomar pai e mãe? porque nós confundimos esse homem e mulher que nos deram a vida (e que por isso são perfeitos), com aquele homem comum que exerceu a função paterna e com aquela mulher comum que exerceu a função materna em nossa vida.


Quando um bebê nasce e a mãe morre no parto ou quando é colocado para adoção, uma outra pessoa irá cuidar desse bebê, ou seja, irá exercer a função materna de cuidar, dar banho, alimentar o bebê, fazer ele se sentir seguro..


Conforme ele for crescendo uma outra pessoa irá exercer a função paterna de mostrar essa criança ao mundo e incentivá-la a seguir a sua vida..


Pai e mãe é quem nos deu a vida e isso ninguém poderia ter feito no lugar deles. Afinal, se estivéssemos nascido de outro homem ou de uma outra mulher, nós também seríamos uma outra pessoa e não quem somos hoje.


Já a função paterna e materna qualquer um pode exercer na vida de uma criança.


Só que o homem e a mulher que exerce essas funções, eles são pessoas muito comuns, e como toda pessoa comum, eles também erram, eles também são imperfeitos, eles também carregam traumas, dores, medos ou simplesmente não conseguiram estar disponíveis como pais ou até mesmo não aprenderam como é exercer essa função de um jeito diferente.


Mesmo assim, eles foram e são os pais certos para nós.


É muito importante cuidarmos e tratarmos da nossa criança interior ferida, porque essa nossa criança idealizou super heróis que não poderiam ter errado, que tinham que ter nos salvado de situações que nos fizessem mal, que deveriam ter nos protegido quando tivéssemos medo, que deveriam ter sido mais presentes no no nosso dia a dia, que não poderiam ter nos abandonado, que não poderiam ter nos deixado presenciar situações difíceis e etc.


Estamos carregados de traumas, de expectativas não atendidas, de "achismos" de como que deveria ter sido a relação dos nossos pais com nós de acordo com o que eu acredito como certo ou errado, de acordo com o que eu acho que precisava, como se eles não pudessem errar, como se eles não pudessem ter feito o que fizeram, afinal, fiquei triste, decepcionada, magoada e tudo mais...


O segredo aqui é se conectar, se preencher com o pai e a mãe que nos deram a vida, porque esses são perfeitos . E também, olharmos para os nossos pais lembrando que eles são pessoas muito comuns, que independente do que tenha acontecido, eles nos deram a vida e isso por si só basta e é o suficiente para nos sentirmos preenchidos de Vida.


Sabemos que tomá-los é um processo longo e difícil.


Afinal, muitas coisas realmente nos causaram dor. O nosso destino pode não ter sido fácil, mas independente de qualquer coisa precisamos tomar uma decisão muito importante..


Ou tomamos nossos pais e somos adultos felizes, prósperos e saudáveis ou continuamos eternamente sendo uma criança em corpo de adulto cheia de traumas, que aponta o dedo para os pais falando o que não concorda e aceita neles.


Se você escolheu a segunda opção, precisa também escolher as incontáveis consequências que ela traz, como por exemplo, depressão, falta de sucesso profissional ou financeiro, falta de saúde física, emocional, mental, espiritual e muito mais.


Qual é a sua decisão?!


Autora: Leidiane Ferreira - Casa Paz Terapias


OBS: No vídeo que está nesta publicação também tem informações complementares a este assunto.


Se você sentir que precisa de ajuda nesse "tomar", faça uma Constelação Familiar ou terapia para lhe ajudar a entender estas e outras questões.


Entre em contato comigo que te explico certinho como funciona. Atendimento individual Online e Presencial.


#constelaçãofamiliar #terapia #autoconhecimento #espiritualidade #tomarpaiemae #berthellinger



Florianópolis-SC

R. Mário Giocondo Crocetta, 568 - Casa 01

Ingleses

Uberlândia-MG

R. Joaquim Carlos Fonseca, 606 

Santa Mônica 

 (48) 99809-0732

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

Atendimento Online e Presencial