Os 5 princípios de Reiki


Mikao Usui passou 7 anos aplicando Reiki em mendigos de Kyoto para que ficassem sãos, trocassem o nome e arranjassem um trabalho saudável. Passou então a tratar dos mendigos obtendo excelentes resultados, até que começou a notar que os rostos se tornavam cada vez mais familiares e o número de mendigos não se reduzia. Até que encontrou um que com certeza, tinha sido um dos primeiros mendigos de quem cuidou. Chamou-o e perguntou o que havia ocorrido que ele continuava mendigo. Este lhe respondeu que tinha sido curado, trocado de nome, arranjado emprego e até assumiu outras responsabilidades, mas que achava mais fácil ser mendigo. Daí para frente encontrou diversas situações similares, e perguntou-se: Onde errei? E então, compreendeu que não os havia preparado para sentir prazer numa nova vida, e que eles não haviam aprendido a gratidão.


Lembrou-se dos Abades no início de sua peregrinação quando colocavam a importância da cura do espírito. Então entendeu o princípio da troca de energia. Eles tinham de corresponder de alguma forma ao que estavam recebendo ou a vida não teria valor, deduziu que para que a cura física dessas pessoas fosse completa e efetiva era necessário também uma cura mental.


Então, selecionou cinco pensamentos da cultura e da filosofia oriental transformando-os nos cinco princípios do Reiki e ensinando-nos que se forem repetidos pela manhã, de noite e quantas vezes for possível durante o dia, promoveriam juntamente com a energia do Reiki a tão desejada saúde mental e o bem-estar físico que todos procuramos. Os reikianos Japoneses dão grande importância à prevenção da saúde, ao contrário de nosso atual sistema de saúde que mais promove a doença do que qualquer outra coisa. Os 5 princípios são:


Só por hoje, não se preocupe: Só por hoje deixo de preocupar-me pois estou presente e confio. A preocupação resulta da sensação de separação da totalidade do universo. Pré ocupar-se relaciona-se a falta de confiança no fluxo da vida, aos medos e inseguranças. Compensada por uma falsa ideia de estar numa torre de comando apenas contamina a sintonia e a percepção do propósito e caminho do indivíduo. Na pré-ocupação parte da energia é projetada no futuro drenando a presença e a criatividade para responder e desfrutar ao momento atual ou ainda para responder ao que este momento solicita. Diante de um problema ocupar-se ao invés de pré ocupar-se.


Afirmação: Só por hoje eu confio.


Só por hoje, não sinta raiva: Entender a raiva como energia da força vital, porém direcionada para um processo improdutivo ou destrutivo é a chave. F = R-E é uma antiga fórmula filosófica que diz: Felicidade é igual Realidade menos Expectativa. O recalque se expressa em irritação ou raiva. De novo, o empenho na observação de si e no autoconhecimento abre o caminho de transformação da raiva em harmonia. Poder dar a ela uma direção produtiva e criativa sem que para isso se exploda ou imploda de ressentimentos angustiantes pode ser uma boa resolução que venha prevenir sua somatização. Ao senti-la, aproprie-se da oportunidade dessa percepção, respire para só depois então dar vazão. Caminhar... correr... socar um travesseiro... fazer uma faxina.. treinar boxe... dançar... ou apenas observar já são o suficiente para que a energia comece a fluir e dissipar.


Afirmação: Só por hoje estou em paz.


Só por hoje, tenha gratidão com as bênçãos que recebe: Viver num estado de gratidão nos transporta do estado vicioso da miséria para o círculo natural de abundância. Transforma um padrão de reclamação, medo da falta, crenças de escassez em conduta de reconhecimento dos recursos e bênçãos disponíveis em cada momento. É uma abertura para ver as inúmeras dádivas da vida instante a instante. Agradecer a tudo constantemente traz consigo não só a aceitação mas o acolhimento da vida como ela é.


Afirmação: Só por hoje aceito minhas muitas bençãos e agradeço a tudo incondicionalmente.


Hoje e sempre, ganha teu pão diário honestamente: Saber que posso fazer o melhor que sei, com as condições que tenho em cada momento, trabalhar honestamente consigo e com o outro é fazer o que se ama ou amar o que se faz, exercitando a presença com totalidade na ação. Deixar de fazer as coisas de qualquer jeito, realizando com profundo respeito e impecabilidade.


Afirmação: Só por hoje faço meu trabalho com amor.


Hoje e sempre, seja gentil e mostre gratidão com todos os seres vivos: Amo e respeito meus pais, mestres, ancestrais e todas as formas de vida. Todas as formas vivas provêm da mesma fonte essencial. A vida merece respeito. Aprender a amar-se, reconhecendo a divindade em si, expressar-se no respeito por tudo e todos. A ordem interna se mostra na ordem externa. Amar-se entende-se a todas as formas de vida em cada expressão: o planeta terra, a água, o fogo, o ar, os animais, os vegetais, os seres humanos, nossos ancestrais e etc.


Afirmação: Só por hoje sou gentil e bondoso. Amo e respeito meus pais, mestres, ancestrais e todas as formas de vida.



Leidiane Mendes - Casa Paz Terapias

Instagram e facebook: @casapazterapias

Contato: (48) 99809-0732

R. Maria Júlia Ramos e Souza, 98 Capoeiras 

Florianópolis-SC

R. Joaquim Carlos Fonseca, 606  Santa Mônica 

Uberlândia-MG

 (48) 99809-0732

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

Atendimento Presencial  e Online para todo Brasil e exterior