AMOR PHILIA - O AMOR DAS AMIZADES. APRENDENDO A AMAR O DIFERENTE DA FAMÍLIA. VÍDEO 05


O Amor Philia é o nível de amor das amizades. Essa fase vai aproximadamente dos 05 aos 18 anos de idade. É quando ampliamos ainda mais nossa capacidade de amar e aprendemos a amar alguém diferente da família como se essa pessoa fosse da família.


A relação entre o dar e o receber já começa a ficar mais equilibrada, pois, esse tipo de amor exige equilíbrio nesta troca e já é uma preparação para o relacionamento adulto e para as interações com pessoas e dinâmicas existentes fora da família de origem.


E como as amizades se iniciam ainda na infância, essa é uma grande oportunidade que a criança tem de aprender que fora da família a relação entre o que ela precisa oferecer com o que ela recebe já muda muito, pois, precisará ter equilíbrio.


Lembrando que, é o pai, a função paterna que simboliza a porta aberta para amar o diferente da mãe, inclusive os amigos, lembra do nível anterior? pois é, nessa fase, a criança vai conhecer outras pessoas, participar de outros sub sistemas que não são a família, por exemplo: na escola, no time de futebol, nos grupinhos de amigos..


Quando a criança começa a ter amigos na escola ou nos grupinhos de amigos que se formam, ela entende que precisa ter equilíbrio de igualdade com o amigo, o que é totalmente diferente da relação saudável com os pais, pois não pode existir relação de igualdade entre pais e filhos. Isso causa desordens no sistema e muitos, muitos e muitos problemas na vida dessa criança e posteriormente na vida desse adulto.


Na escola ou na casa do amigo, ela irá aprender novos referenciais, novos modelos de relacionamentos do que até então conheceu dentro da família, ela vai ver, por exemplo, como os pais do amigo se relacionam entre eles, como eles se relacionam com o filho.. ela vai conhecer novas dinâmicas de relacionamento e principalmente vai ganhar amplitude através destes novos referenciais, modelos de vida que agora lhe são apresentados.


Essa amplitude na capacidade de amar também mostra a esse indivíduo que ele pode amar uma pessoa fora da família e que isso não é uma ameaça a família. Irá aprender que a amizade é construída dia a dia.. que as suas raízes estão sim na família de origem, mas que ele pode ir crescendo e ir se afastando destas raízes.


Quando os pais são saudáveis eles incentivam e ensinam por exemplo, os filhos a dividir e a trocar os brinquedos para brincarem, a dividir os lanchinhos com os colegas, ou seja, eles incentivam a interação, a troca, e esse equilíbrio entre o que se oferece com o que recebe. Tudo isso prepara esse indivíduo para continuar avançando de forma saudável e equilibrada e vai preparando ele para a fase seguinte da vida.


Em compensação, quando os pais não são saudáveis e quando tem oportunidade falam por exemplo, para o filho.. "ah deixa quieto filho, ele não quer te emprestar, mas depois eu compro um desse pra vc ta bom.. vou comprar até um mais bonitinho ou melhor pra vc"… ou senão fala.. "não empresta seus brinquedos não… eles vão estragar… ah, leva esse daqui ó, senão fulano ainda vai estragar esse outro brinquedo melhor e mais caro que você tem, ele não tem cuidado com as coisas".. ou senão.. ainda tem os que falam que o amiguinho é chato, pra não ir lá pra casa dele não.. fica aqui, a mamãe vai fazer uma coisa gostosa pra gente comer"..


Ainda tem aqueles que falas assim.. "cuidado em, não podemos confiar nas pessoas.. as únicas pessoas que nos amam de verdade e que querem nosso bem, que podemos confiar é no papai e na mamãe e na família..


Estes pais estão ensinando e mostrando para essa criança que os diferentes da família não são importantes, não são confiáveis, que ela não precisa de nada porque papai e mamãe sempre vão dar tudo, que só o amor dentro da família já é o suficiente, o correto, o saudável… que ela não precisa amar o de fora… Depois não entende porque vira um adulto emocionalmente fraco, dependente dos pais, que arruma defeito em tudo e em todos, que não confia em ninguém, que sempre acha que o outro não é bom o suficiente pra estar com ele.. que não dá conta de sair de perto dos pais pra seguir a própria vida.. que não tem ou quase não tem amigos, que as relações são conflituosas e tudo mais.. afinal, se o diferente da família não é bom, não é confiável, não pode ser amado igual eu amo a minha família.. O q vc acha q vai virar essa pessoa na vida profissional, afetiva e de amizades onde ela precisa se relacionar com o diferente da família?


A bagagem espiritual que esse indivíduo trás, mais tudo que acontece em sua existência atual principalmente até os seus 05 anos de idade moldará o adulto que irá tornar-se lá na frente. Não importa se não lembramos do que fomos ou do que aconteceu em outras vidas e nem mesmo se lembramos do que aconteceu ou ouvimos durante nossa gestação e até esses primeiros 05 anos de vida. Tudo fica gravado, registrado no nosso inconsciente, em uma parte do nosso cérebro que se chama amígdala cerebral e estas informações do inconsciente irá reger, influenciar, impactar, dirigir diretamente todas as áreas da nossa vida.


No amor, também não pode existir a palavra “OU”. Exemplo: amo minha família ou meus amigos, amo meu irmão ou minha irmã, amo mais o papai ou a mamãe.. inclusive, se você realmente tem amor pelo seu filho, jamais pergunte a ele se ele ama mais o papai ou a mamãe.. isso faz a criança entrar em conflito e gera sentimento de culpa por sentir amor diferente entre um e outro.


No amor saudável não existe exclusão, amor saudável é inclusão. Eu amo meu pai E amo minha mãe. Eu amo minha família E amo meus amigos. O “e” liberta e o “ou” aprisiona e gera culpa. Amor é liberdade, liberdade para amar tudo e a todos.


É bem provável também que você já tenha ouvido alguém falar: “Meu pai é o meu melhor amigo”, “minha mãe é minha melhor amiga”. Isso é um grande problema. Os amigos não são da família. Amigos, são pessoas diferentes da família. As conversas que tenho com amigos são muito diferentes daquelas que eu tenho ou deveria ter com meus familiares. As regras que regem esse relacionamento são diferentes das regras familiares. Se o meu pai for meu amigo, significa que perdi meu pai. As funções pai e amigo ficaram em desordem. O mesmo ocorre com mãe e filho.


Amizade é a habilidade em amar alguém diferente da família como se esse fosse da família. É você ir ampliando a sua capacidade de amar. Pai, mãe, irmãos não são amigos, não podem ser amigos, porque isso impede que você ame pessoas diferentes…ai quando faz amizades e os mesmos não correspondem as às suas expectativas, o seu jeito de ser, a sua interpretação de como ver a vida.. então ela diz que não presta, não é boa, a pessoa é isso é aquilo.. ta vendo, pessoas boas mesmo, de confiança realmente é só da família.


ou seja, essa pessoa vai ficar presa só no jeito da sua família ver a vida.. e vai achar que o jeito que eles interpretam a vida é o jeito certo, o resto que faz diferente é tudo errado.. então, como eu disse antes, essa pessoa vai ter dificuldade de ter um relacionamento de casal, vai ter problemas pra arrumar um emprego, de ter uma carreira de sucesso, pq ela precisará ter contato com os diferentes e aceitar estes diferentes...


Percebem como é importante criarmos laços de amor e amizade fora da família?


Tem uma frase do Carl Jung que diz assim “Até você se tornar consciente o seu inconsciente irá dirigir a sua vida e você vai chamá-lo de destino”. Tem um pessoal por ai q também chama de Carma..


Como anda sua capacidade de amar o diferente da família e a sua capacidade de se tornar consciente e conseguir realmente ser saudável para si e para seus descendentes?


O que você tem feito para mudar a sua realidade? Não fique colocando desculpas pra tudo, justificando porque a vida está de um jeito ou de outro, falando que é fácil falar e difícil fazer… que a realidade é outra. O vitimismo vai te destruir e a expansão da consciência junto com atitudes para mudar o que não está saudável e bom irá te libertar para viver uma vida leve, feliz e próspera. Qual decisão você pode tomar hoje para mudar a sua vida? E o que você pode começar a fazer de diferente a partir de agora para mudar a sua realidade?


Série completa dos 7 níveis de amor: https://www.youtube.com/watch?v=ik51T9wMn2o&list=PLWPOYNVd-ttHSZHG8ypV0JMnG3Y_PZ4nZ


Com carinho,

Leidiane Mendes

💡 Assista o vídeo, aproveite para se inscrever no meu canal do youtube e ativar o sininho para ser notificado sempre que um novo vídeo for disponibilizado!


✅ Atendimento ONLINE para todo Brasil e PRESENCIAL em Florianópolis-SC e Uberlândia-MG.


Conheça o meu trabalho e saiba como ele pode lhe ajudar!


💟 Site: https://www.casapaz.com.br

💟 Instagram: https://www.instagram.com/casapaztera...

💟 Facebook: https://www.facebook.com/casapazterapias

💟 Youtube: https://youtube.com/casapazterapias

📱 Contato: (48) 99809-0732 - Também Whatsapp.

Florianópolis-SC

R. Mário Giocondo Crocetta, 568 - Casa 01

Ingleses

Uberlândia-MG

R. Joaquim Carlos Fonseca, 606 

Santa Mônica 

 (48) 99809-0732

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

Atendimento Online e Presencial